quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Futebol na Europa #1

Campeonato Alemão

Começo a semana falando do Campeonato Alemão, que tem as melhores médias de público da Europa. Com uma média de gols de 3,29 por partida, a Bundesliga tem se mostrado que o faro de gol dos times se encontra bastante apurado. Destaco desta rodada a goleada do Borussia Dortmund sobre o Hamburgo por 6 a 2. O time de Dortmund, para mim, foi um dos que melhor se reforçaram nesta temporada. Melhor ataque da competição com  15 gols em 5 jogos. Sete gols foram marcados pelos reforços que chegaram, 5 gols feitos pelo gabonês, Pierre Aubameyang e 3 marcados pelo amrênio Henrik Mikhitaryan. Dois países que não tem tradição no futebol. (A Armênia faz grande campanha nas Eliminatórias para Copa 2014, mas isso é assunto para outro post)
De gabão para o mundo, Aubameyang é o artilheiro com 5 gols

O Borussia ainda conta com o artilheiro polonês Robert Lewandowski, que depois de muita especulação, permaneceu no clube e marcou dois gols nesta partida. Com a vitória, o Borussia segue líder com 100% de aproveitamento na Bundesliga e o melhor ataque da competição. Já o Hamburgo precisa abrir o olho, 15º colocado, além de flertar com a zona de rebaixamento, é o pior ataque da competição com 15 gols sofridos em apenas 5 jogos, incrível média de 5 por partida. Já o Bayern venceu o Hannover por 2 a 0, mas continua com freio de mão puxado no início do campeonato, porém segue o Dortmund de perto ali com 13 pontos e na segunda colocação. Em terceiro vem o Bayer Leverkusen que venceu o Wolfsburg de Diego por 3 a 1. Luiz Gustavo foi expulso no fim da partida. Ele que recentemente deixou o Bayern de Munique ao perder espaço na equipe após a chegada de Guardiola. Agora tenta uma nova vida no Wolfsburg, mas o time é instável e ocupa a 12ª posição no campeonato com apenas 6 pontos. Uma vida dura espera o volante brasileiro.

O Jogo da Rodada:
Borussia Dortmund-Hamburgo 6-2

Campeonato Italiano

O Calcio chega a sua terceira rodada com o superclássico entre Inter e Juventus. O jogo foi marcado pelo equilíbrio e terminou 1 a 1. Mesmo com o empate em casa, a Inter pode se considerar feliz por ter conseguido enfrentar o melhor time da Itália de igual para igual. Abriu o placar com  Mauro Icardi que havia entrado aos 23 e marcou aos 28 do segundo tempo numa falha de Chielini, que perdeu a bola no meio de campo gerando um contra ataque mortal que culminou no gol do argentino. A reação da Juve foi rápida, aos 33 empata com Vidal depois de uma grande jogada de Asamoah pela esquerda saindo da marcação de Juan e cruzando para o chileno empatar. um passe espetacular de Paul Pogba. Vele destacar o futebol que Vidal está jogando nesta temporada. E o principal jogador da Juve no ano seja na armação de jogadas, seja aparecendo na frente para finalizar.

Higuaín e Callejón, destaque do Napoli nesta temporada
Um outro destaque da rodada foi a volta de Kaká ao Milan depois de três temporadas amargando a reserva no Real Madrid. E a volta não foi das melhores, além de não jogar bem, Kaká sofreu uma lesão que pode afastá-lo dos gramados por pelo menos um mês. Depois de começar perdendo por 2 a 0, o Milan reagiu no fim e empatou com o Torino em 2 a 2.  Resta torcer pela rápida recuperação do filho que retornou a casa, há quem diga que el nunca deveria ter saído. O certo é que a despeito do futebol que não jogou em Madrid, Kaká ganhou muito dinheiro em sua estadia lá. Talvez por isso tenha demorado tanto para sair do time espanhol.

Um time que vale muito a pena acompanhar na Itália é o Napoli. Vivendo um momento único, com a classificação para a Liga dos Campeões e com um grande elenco, o time parece ser o único capaz de fazer frente a Juventus. Com o técnico Rafa Benitez e muitos reforços, a equipe venceu a terceira seguida no campeonato ao derrotar a Atalanta por 2 a 0. Com gols de Higuaín e Callejón, este último marcou em todas as três rodadas, a equipe napolitana segue na ponta da tabela. A outra equipe com 100% de aproveitamento é a Roma que venceu o Parma fora de casa por 3 a 1. A equipe da capital trouxe para esta temporada o técnico francês Rudi Garcia, que foi campeão francês com o Lille em 2011. A aposta parece estar dando certo, a presença do novo técnico, que pela primeira vez, dirige uma equipe fora da França, e os bons reforços como o holandês Strootman, considerado uma promessa, podem trazer esperança ao torcedor romanista de que sua equipe brigará pelo título este ano.

Jogo da Rodada:
Inter-Juventus 1-1



2 comentários:

  1. Olá boa noite vim deixar um abraço
    carinhoso, e falar de futebol , apesar de gostar
    mas campeonato de fora não entendo muito

    Abraços
    └──●► ¸.·*´¨) ¸.·*Rita!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber estas coisas sobre o futebol. Desejo-te um excelente fim-de-semana!! Fica com a paz de deus!!

    ResponderExcluir