sábado, 16 de novembro de 2013

O amado e odiado pontos corridos

Olá a todos

Sempre quando chega o final do ano as discussões a respeito do sistema de pontos corridos no Campeonato Brasileiro se acendem. Aí aparecem aqueles defensores de que o regulamento é bom porque faz com que o campeonato seja justo e o melhor vença. Para outros o sistema de mata-mata seria melhor porque dá mais emoção e a torcida compareceria mais aos jogos. Tudo isso desencadeado por conta do Campeonato vencido pelo Santos em 2002, em que se classificando em 8° eliminou o São Paulo, classificado em 1°. A partir de 2003 e depois de muitas discussões, o campeonato passou a adotar o sistema de pontos corridos e logo os problemas começaram a acontecer com times que venciam a disputa com algumas rodadas de antecedência.

Para aqueles que acham que o sistema de pontos corridos afugentam o público, basta dar uma olhada nas médias da presença da torcida nos estádios. Entre os campeonatos de 1991 e 2003 a média acumulada foi de 12.481 torcedores por partida, já entre os campeonatos de 2003 e 2012 a média foi de 13.902 torcedores. Isso significa que a média de público vem se mantendo se comparar os campeonatos disputados com Playoffs e os pontos corridos. Talvez a questão do afastamento do público dos estádios seja mais profunda como os altos preços praticados com o lançamento das novas arenas, o horário dos jogos, a falta de segurança, o mal planejamento dos clubes, entre outros. Em um país que mudava o regulamento do campeonato todos os anos, a adoção deste novo sistema dá mais credibilidade ao campeonato, e também o fim da abominável virada de mesa.

Eu sou muito a favor do sistema de pontos corridos, mas sei que muitas coisas precisam mudar para tornar mais acessível a presença do público nos estádios. Sei também que a divisão de cotas de TV, por exemplo beneficiam demais clubes com maiores torcida como Corinthians e Flamengo e isso, sim, é injusto com outros clubes. Se você imaginar que juntando as séries A e B temos 40 clubes, é bem complicado de entender que apenas dois times sejam tão beneficiados e que o telespectador é obrigado a ver sempre os jogos desses dois times na TV. Há muita política em jogo sobre os direitos de transmissão de TV e tal, mas isso é discussão para outro post. É preciso rever os conceitos de administração do publico no Brasileirão, principalmente com as novas arenas que jogaram o preço do ingresso lá em cima. A diretoria dos clubes só abaixa o preço dos ingressos quando o campeonato está na reta final e precisam do apoio da torcida.

De qualquer forma o sistema de pontos corridos é bom e em todos os anos temos uma boa disputa pelas vagas na Libertadores e a fuga contra o rebaixamento, o que deixa o campeonato emocionante também por esses fatores. Ainda não chegamos ao um ponto de equilíbrio, mas com o passar dos anos o campeonato vai se fortalecendo, porém, como estamos a mercê da CBF e de uma emissora que toma conta de tudo o que se refere ao campeonato, tudo pode mudar de uma hora para a outra. Todos os anos ouço que os clubes querem a volta do mata-mata. E o sistema de pontos corridos continua, mas, se tratando de Brasil, tudo pode acontecer.

Grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário