sábado, 15 de junho de 2013

Protestos e mais protestos contra o aumento da tarifa de ônibus pelo país


Olá a todos

Nos últimos dias, vários protestos contra o aumento da passagem de ônibus estão acontecendo no país. Em São Paulo e no Rio de Janeiro os protestos tem acontecido com violência tanto por parte dos manifestantes quanto da polícia. O movimento vem ganhando força pelo país por conta do grande descontentamento com as tarifas de ônibus caras que prejudicam estudantes e trabalhadores que dependem do transporte público diariamente. O que achei interessante foi ver como a mídia estava tratando o fato. No Brasil não é comum as pessoas irem para as ruas se manifestar por qualquer coisa. Ultimamente, causas de grupos particulares tem ganhado mais força do que situações de interesse de toda a população como ocorreu, por exemplo, na Rio +20, quando protestos a favor da legalização da maconha ganharam as ruas. 

É bom que as pessoas ganhem mesmo as ruas para protestar. Via sempre as pessoas fazendo isso pelo Facebook, compartilhando frases de movimentos e, agora, estas manifestações ganharam as ruas. Infelizmente, no Brasil, não tem como se fazer ouvir sem barulho. Não tem como chamar a atenção do governo e das autoridades com protestos de Facebook. As maiorias das decisões são tomadas de costas para o povo e isso causa revolta, sim. Tem pessoas que dizem que “Ah você votou neste ou naquele, agora aguenta”. Não. Não concordo com isso. Se a pessoas que elegemos não nos representa, a única maneira de causar impacto é ir para as ruas protestar e fazer muito barulho como estão fazendo. 

Tarifa de R$ 2,95 no Rio é a segunda mais cara entre as capitais do país
Eles estão sendo duramente combatidos pela polícia e tem sobrado até para jornalistas que foram feridos com tiros de borracha na cabeça. Tem um fotógrafo que está ameaçado de perder a visão de um dos olhos por conta disso. Os governadores de São Paulo e Rio, por exemplo, não estão abertos a negociação e dizem que não vão baixar o preço da tarifa. E a imprensa chama os manifestantes de vândalos. Engraçado isso, já que na França acontece protestos semelhantes onde destruíram mais de 300 carros. E a imprensa os chama de manifestantes e ativistas. É triste ver como a mídia desqualifica os protestos dizendo que tem grupos políticos por trás ou que são rebeldes sem casa. Se fosse o movimento gay que tivesse fazendo um protesto como este, todos iriam aplaudir. Se fosse um protesto pela legalização do aborto, idem.

Agora se trata de algo do interesse de todos e não de uma minoria e, aqui no Brasil, são vândalos. O que os franceses estão fazendo que o pessoal do Brasil não está? Estão fazendo um estrago muito maior por algo que eles acreditam e estão fazendo para chamar atenção daqueles que foram escolhidos pelo voto e tomam decisões que vai contra aos interesses da população. Não há outra maneira, a única maneira mesmo é ganhar as ruas e fazer muito barulho, para, talvez nem ser ouvido.  

3 comentários:

  1. Com certeza dessa vez fomos ouvido.

    Uma bela participação.

    Beijos menino

    ResponderExcluir
  2. Os protestos tiveram grandes efeitos. Espero que o povo continue acordado, pois ainda há muitas razões para protestar. Bela postagem. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sumido.

    Vai aparecer quando??

    Beijos

    ResponderExcluir