sábado, 8 de junho de 2013

A marca RJ e o sentimento de ser carioca


Olá a todos

Acredito que poucos conhecem a marca RJ, criada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de promover a melhor imagem do Rio no Brasil e também no mundo. Pois bem, ela foi tema da semana de comunicação promovida na Universidade Veiga de Almeida nos dias 2,3 e 4 de junho. E como pano de fundo uma chance para discutir com os mais variados profissionais de comunicação sobre o que está acontecendo no Estado e na Capital atualmente.

Símbolo da marca RJ
Caso nunca tenham ouvido falar, este é o site oficial da MARCA RJ, uma iniciativa do Governo do Estado que desperta e promove o sentimento de orgulho entre os cidadãos fluminenses. A embaixadora da marca Antônia Leite Barbosa, mostrou exemplos de empresas que já se associaram a marca como o restaurante Gula Gula, Zazá bistrô tropical, entre outras. Nesta semana pude perceber que há muitas diferenças no discurso de jornalistas e publicitários sobre o tema. Se por um lado os que cuidavam da marca enfatizavam os lados positivos do Rio, pelo outro os jornalistas optaram por mostrar as muitas mazelas da cidade. 


Na segunda-feira, a embaixadora da marca Antonia Leite Barbosa, selecionou os aspectos fundamentais que regiam a marca: alegria, beleza, energia, estilo, inovação, paixão e paz. Achei bacana esta iniciativa, o Rio é uma das cidades mais importantes do Brasil atualmente, por conta dos mega eventos que vai receber. É uma forma de mostrar este lugar e o que existe em abundância nele. Quem falou melhor sobre o ser carioca foi o psicólogo Marcelo Henrique da Costa. E a fala dele foi essencial para eu refletir bastante sobre isso. Percebi que não era assim tão apaixonado pela cidade, porque acabo por expressar o discurso de que a cidade está sempre ruim. Não que ela seja perfeita, mas é a minha cidade, onde moro, vivo e faço tudo. No final, disse que para a cidade ficar melhor para os turistas que virão aqui nos eventos, precisa ficar melhor para nós que moramos nela primeiro.

Acho que devemos criticar sim, o mal uso do dinheiro público nas obras, o descaso com os mais pobres que são prejudicados pelos desmandos do governo. Mas acho que devemos amar mais a cidade onde vivemos em vez de achar que está tudo ruim e que nada vai mudar. A fala dele foi muito legal por conta disso, por despertar o desejo de pertencimento à cidade que, acredito, estava apagado para a maioria que estava ali assistindo àquela palestra. Embora seja uma marca criada pelo governo e que por si só já desperta desconfiança sobre seus objetivos, penso que um dos propósitos em questão é este.

Por outro lado, na terça-feira, foi a vez dos jornalistas falarem sobre isso. E o discurso foi outro, muito diferente do publicitário que procura sempre enfatizar os pontos positivos de seu produto. Eles foram taxativos em dizer que apesar do Estado ter melhorado muito nos últimos anos ainda há muitas coisas a resolver. E foram muito críticos em relação a marca RJ, até criticando o fato dela estar associada a muitas marcas e produtos caros e de elite e, portanto, distante da população. Muito foi falado sobre as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s) e sobre sua continuidade ou não com o fim dos mega eventos na cidade.

Repórter Fábio Barreto do Brasil Urgente, da TV Band
Um dos convidados foi o apresentador do noticiário Brasil Urgente da Band, Fábio Barreto, que foi enfático ao dizer que o maior legado que se pode deixar para uma cidade é uma boa educação e boa qualidade de vida. Ele criticou a necessidade da existência de um grande evento para que se melhore a estrutura da cidade. Nisso, concordei com ele, pois não acredito que um Maracanã novo seja um legado para a cidade. O estádio já estava ai e vai continuar quando a Copa acabar. Mas as condições de vida na cidade precisam ser melhoradas e isso independente se a cidade vai ou não receber grandes eventos. O jornalista falou também do fato da imprensa ter de intervir para que direitos da população sejam cumpridos como atendimento de saúde, por exemplo. E disse que o papel do jornalista é este, mostrar o que está por debaixo dos tapetes, mostrar o que tentam esconder da cidade e mostrar como estão cuidando da cidade.

Percebi a enorme diferença entre o discurso publicitário e jornalístico neste dia. Fiquei pensando que enquanto o pessoal de marketing fala que a cidade é maravilhosa, nós jornalistas falamos que a cidades está uma m.... Não fiquei satisfeito com isso, embora seja esta a função do jornalista, mostrar a realidade do que acontece na cidade, mesmo que não seja uma realidade boa. Por outro lado, a função da publicidade é vender, seja uma ideia, uma imagem ou um conceito e, nisso, fazem muito bem quando vendem uma boa imagem do Rio. Mas acredito fielmente numa cidade bem melhor do que dizem, o Rio é muito mais do que praias, cristo redentor e samba. Em todos os comerciais em que aparece a imagem do Rio é o que vejo.

Esta semana foi importante para entender um pouco mais sobre o Rio de Janeiro e foram muito boas as discussões em torno do tema. Se a marca criada pelo governo do Estado não é uma unanimidade, o sentimento de ser carioca e morar nesta cidade acredito que seja. Acredito mais ainda numa cidade melhor e, se estes grandes eventos servirem para alguma coisa, que tenha alguém que pense nisto. E que se possa deixar um legado melhor do que um Maracanã novo ou uma ou duas estações a mais no metrô. Uma coisa é certa o carioca precisa amar mais esta cidade.

Eu levando o livro da palestrante Antonia Leite Barbosa
No final da palestra de segunda-feira eu estava com sorte e ganhei o sorteio do livro "Agendinha Carioca: Guia de sobrevivência para pais deslocados" da palestrante Antonia Leite Barbosa. Estava com sobre mesmo naquele dia rs. 


Grande abraço.
Fernando



6 comentários:

  1. Muito interessante a tua análise e reflexão, Fernando. É um tema que dá bastante pano para a manga, sem dúvida.

    Abraços.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando agradeço sua visita sempre
    carinhosa, e gostei do seu texto, não conheço
    o Rio de Janeiro mas quem sabe um dia ainda
    vou ai,bem valiosa sua colocação. e vc sempre
    simpático ganhando o livro parabéns
    Bom final de semana
    Bjuss
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a marca! Gostei super. Apesar de morar em SP, mooorro de vontade de visitar o Rio. Já dei uma passadinha pela ponte Rio Niterói quando estava indo viajar pra outro estado e me encantei, lugar lindo demais!

    Beijinhos, Garota Inocente

    ResponderExcluir
  4. muito interessante sua analise!
    :)
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Uauuuu adorei. Fez uma analise perfeita.

    E ainda ciontou com a sorte heim e levou o livro.
    Hummmm parabéns. Acho que vc me mereceu.

    Grande beijo e uma semana cheia de paz
    e luz

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde de terça feira!!

    Que a beleza que você tem seja sempre
    elogiada, pelo bons amigos e amigas que
    passam e deixam uma mensagem carinhosa
    Parabéns ser uma pessoa especial a todos e tenha
    sempre o carinho de minha amizade
    E que o dia dos namorados seja lindo a você
    Abraços
    Rita!!!!
    ¸.•°❤❤⊱彡

    ResponderExcluir