segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O choro de Massa

Olá a todos
Quem teve a oportunidade de ver o Grande Prêmio Brasil, a última etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 viu uma final digna de entrar para história. A disputa pelo título entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel foi volta a volta. E o alemão acabou levando a melhor, não só por ter o melhor carro e equipamento, mas por ter feito uma segunda metade de temporada espetacular com 4 vitórias seguidas entre setembro e outubro. Já o espanhol Fernando Alonso foi um guerreiro. Guiando um carro visivelmente inferior, ele conseguiu tirar o melhor do carro e dele e concorrer ao título até as últimas voltas de Interlagos. É um piloto notável mesmo, e que valorizou demais o título de Vettel. A Fórmula um precisava disso, de uma final como esta repleta de emoção. Confesso que o esporte perdeu um pouco da graça para mim após a morte trágica de Ayrton Senna. E perdeu mais ainda com a dinastia que Michael Schumacher proporcionou a fórmula 1 com seus 7 títulos. A ausência de um nome forte brasileiro nas pistas cooperava para a minha falta de interesse. E com isso passei a acompanhar mais de perto a Indy e da Nascar. Mas a temporada 2012 foi a melhor dos últimos anos e o equilíbrio durou até a última prova. 
O choro de Massa no pódio - FOTO: AP
O que me chamou a atenção mesmo nesta prova foi o choro de Felipe Massa. O brasileiro que estava em segundo e teve que ceder a posição para Alonso fez uma prova espetacular, com uma largada em que pulou da quinta para a segunda posição. Fez uma corrida segura e venceria se não fosse o ótimo fim de semana de Button. Massa teve um ano difícil com péssimos resultados e possibilidade de não ter seu contrato renovado com a Ferrari. Ele esteve muito abaixo de seu companheiro de equipe e subiu de produção apenas nas últimas provas. Massa ainda enfrenta uma grande resistência do torcedor brasileiro ainda órfão de um grande ídolo nas pistas depois de Ayrton Senna. E o peso que Rubens Barrichello carregou durante anos está agora sobre ele. O peso de ter que vencer, de trazer um título para o Brasil. talvez por tudo isso ele não conseguiu conter o choro, as lágrimas, de um cara que acima de tudo é um vencedor. Ele que passou por um momento difícil na carreira quando sofreu um grave acidente na Hungria em 2009 depois de um ano espetacular em 2008 quando disputou o título até a última prova com Hamilton.  Depois de quase ser campeão ele se tornou um piloto de resultados pouco expressivos e até correr o risco de sair da Ferrari. Por isso o ano de 2012 acaba com um sinal de esperança para ele, que conseguiu tirar o limite de seu carro nas corridas finais. Um sinal de esperança de um brasileiro vencedor que está ali para fazer história assim como os grandes nomes brasileiros deste esporte fizeram. E um cara que continua e vai seguir lutando por dias melhores. 

É isso.
Gde abrsss
Fernu

8 comentários:

  1. Olá,
    Não gosto de acompanhar corridas, confesso... Mas vi a notícia sobre essa, inclusive Rubinho estava como repórter e falou hoje na tv de que se ele pudesse voltar para as pistas, voltaria. Assim, percebe-se que realmente os atletas se esforçam nesse esporte *-*

    Seguindo!
    Retribui?
    Beijos
    http://livrosebatons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a assistir mais ai eu não estava entendendo bem como funcionava as voltas e decidi, fico bem feliz que ele ganhou.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola Fernu,
    Nossa vc disse tudo. Adoro corridas de formula 1, e te falo de coração emborta temos Bruno e Massa torci pelo Vetel desde o inicio. rsrs
    Me comovi com o choro dele dentro do carro.
    Bom o resto a vida ta boa, trabalhando, escrevendo poesias e esperando vc pro cafezinho, kkkk.

    Tambem sinto sauddes do nosso bate papo.

    Beijos eum dia cheio de paz e alegrias.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o carinha te deve uma. Você o colocou pra cima de uma forma bem legal. Também acho que os pilotos tem a grande responsabilidade de levar o Brasil para as ruas e para todos os lugares que eles forem e isso ocorre em todos os esportes rsrsrs.
    Não assisti a corrida mas fiquei sabendo do ato e deu vontade de conhecer como é o percurso, ainda mais quando vi umas fotos de um amigo blogueiro que foi convidado a ver a corrida com um celular da LG de camarote, pensa nas fotos que ele postou usando o 4G ¬¬ (tive aquela invejinha saudável que nos motiva).
    Agradeço a ida ao meu blog, o Blog do Rafa e quero dizer que não parei de postar na web, apenas mudei o foco, agora estou mais no Arruma Blog do que no Blog do Rafa. Acho que escrevi os motivos lá no post. Abraço mano e eu volto em breve

    ResponderExcluir
  5. Não tenho o hábito de acompanhar corridas, e sei pouco sobre o esporte, porém seu texto foi bem informativo e trouxe uma mensagem mt boa, parabéns.

    seguindo
    http://where-you-can-always-find-me.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que eles carregam uma responsabilidade totalmente desnecessária que é substituir um ídolo que o foi Ayrton Senna. Cada piloto tem o seu brilho próprio. Ninguém substitui ninguém. Pior que não acontece só nesse esporte.
    Eu acompanho as corridas quando eu posso. A última corrida foi maravilhosa. Torci muito pelo Vettel.
    Adorei o seu blog. Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Fernando,
    Vim ver as novidades... ,as vc anda com preguiça neh?rsrsrs
    Mas tudo bem, eu espero voce.
    Como é que é, e o livro?? kkkkk Foi colocar pilha, agora aguenta.


    Beijos pra vc e pega a caneta hein,,,,

    ResponderExcluir
  8. não costumo acompanhar a fórmula 1, mas confesso q fiquei com dó qdo o vi chorando :'(




    aproveite e siga a comunidade de comentar no blog acima do Google+, aguardo você lá!
    https://plus.google.com/u/0/communities/105487240804539656777

    ResponderExcluir