quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O Complexo de vira latas Olímpico

Fabiana Murer deixa a arena após a eliminação na prova

Mais uma edição das Olimpíadas acontece e mais uma vez o peso de toda uma nação está em cima dos ombros dos atletas brasileiros. Medalhas são esperadas aqui e outras conquistadas ali. Mas a crítica aos atletas competidores vem pesada. "Ah por que ela não pulou" "Ah o basquete tinha que ganhar" "O futebol feminino tinha obrigação de ganhar". Comentários como estes se espalham pelas redes sociais e engrossam o coro daqueles mal acostumados com o sucesso de futebol e que pensam que o Brasil tem obrigação de ganhar tudo. Mas o que falta ao Brasil não é grandes atletas, pois os que foram as Olimpíadas são os melhores do país em cada modalidade. Foi assim no judô que ganhou um ouro e até na ginástica,
Basquete do Brasil eliminado pela Argentina nas Quartas
 modalidade em que o Brasil jamais ganhou medalha Olímpica e sai de Londres com o ouro de Arthur Zanetti nas argolas. O que falta mesmo ao Brasil é adquirir a cultua do esporte, algo que antes os americanos, e agora os chineses adquiriram e com louvor. Um lugar onde as pessoas não precisam "literalmente" se matar para praticar o esporte. No Brasil é praticamente impossível conciliar o esporte com os estudos, e talvez este seja o principal  motivo do país não ser referência no esporte. Ou estuda ou corre atrás do seu objetivo. Aí é fácil criticar o atleta quando ele não chega nas Olimpíadas sem condições de competirem com os favoritos de cada modalidade. Mas as cobranças continuam e a cada fracasso, derrota e eliminação os comentaristas voltam com o mesmo discurso, "É preciso investir mais..." 2016 é logo ali. E o Facebook estará cheio de pessoas reclamando do desempenho dos atletas. Por isso repudio algumas críticas aos atletas brasileiros em Londres. Se eles conseguem vencer sem apoio nenhum, imagina o que poderiam fazer se tivessem o incentivo devido. Enquanto isso não acontece, o peso da nação continuará em cima dos ombros dos pobres atletas brasileiros e o Complexo de vira latas vai continuar. 
O que vocês acham sobre isso?

Grande abraço.

Fotos: Fabiana Murer (UOL)
          Basquete (Esporte alternativo) 

18 comentários:

  1. O brasileiro é muito passional, por isso essas críticas aos atletas. Mas alguns merecem sim essas críticas. Leandro Guilheiro, por exemplo, era um judoca pra brigar por medalha, não perder da forma como foi. E Fabiana Murer a meu ver pipocou sim. Uma campeã mundial não saltar numa Olímpiada por causa do vento é inadmissivel, vc passa 4 treinando pra quando chega a hora fazer uma coisa dessas é demais.

    http://bolanooctogono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. henrique, até concordo com o caso de Fabiane Murer sim, o que critico mesmo é a dureza das críticas, e pelo fato de o Brasil não ser uma potência Olímpica que justifique tamanha cobrança. mesmo assim muitos atletas com reais chances de ganhar falharam na hora H, faltou cabeça também nessa hora.

      Obrigado pelo comentário, abraços

      Excluir
  2. no esporte não é questão de investimento, é só ver o desempenho da coreia do norte e do cazaquistão que são bem melhores que o brasil, e fora alguns dos países mais pobres que o nosso que estão bem melhores nas olimpiadas, o que falta para os atletas é o espirito competitivo, por isso o brasil é uma vergonha nas olimpiadas, investimento não é desculpa, é a vontade de vencer que importa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Coréia do Norte e o Cazaquistão não são parâmetro para o Brasil pois ganharam a maioria das medalhas no levantamento de peso, e no geral tem menos medalhas que o Brasil. Minha crítica gira em torno do fato do Brasil não ser uma potencia Olímpica tendo potencial para ter.

      Obrigado pelo comentário, abraços.

      Excluir
  3. Olá, obrigado pelo comentário do meu Blog, e realmente é difícil manter um blog, já que vc sempre tenta escrever nas melhores inspirações. hehe

    seguindo...
    http://www.ideias-esdruxulas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Investimento faz diferença sim, é um componente vital para que o crescimento de um esporte. É só ver países como Estados Unidos, China, que investem muito no treinamento dos atletas. Claro que a vontade de vencer é fundamental, mas o investimento também tem um papel de destaque. Cada caso é um caso, tem atletas que mesmo sem investimento conseguem bons resultados, enquanto outros tem as melhores condições e nao fazem jus a isso, mas esportistas que precisam de incentivo e tem potencial tb há aos montes por aí.

    http://bolanooctogono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O Brasil, por mais que se queira dizer o contrário, não é o país do esporte. Do futebol sim, talvez do vôlei, quem sabe do judô, mas não esporte no modo geral. E o governo não faz nada para mudar isso. Investe milhões - ou seriam bilhões - com estádios para a copa e instalações para sediar as olimpíadas, mas não investe no esporte. E investimento é sim necessário, e faz toda diferença. E deve-se investir nisso não apenas para ganhar mais medalhas, mas para incentivar a prática de atividades físicas e até mesmo retirar jovens e adultos infratores do crime (acredito que isto é possível sim).
    Gostei do post, teu blog é muito bom, já estou seguindo. Deixo aqui o link de meu blog caso queira retribuir a visita, e me seguir, se gostar é claro.
    Abraço, até mais.
    http://daquioitentaanos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Layla, é exatamente isso, o esporte seria muito bom até como alternativa social aqui no país. Mas infelizmente este não é o foco dos nossos governantes. Incentivo mesmo só o futebol e olhe lá. Um dia a gente aprende com nossos erros, eu ainda acredito nisso.

      Muito obrigado pelo comente
      valewww

      Excluir
  6. Retribuindo a visita!

    Sem dúvida, Fernando, o buraco é bem mais embaixo. Isso não exime, fique claro, atletas como a Fabiana Murer, que tem toda a estrutura e inclusive treina fora do país, de suas responsabilidades. Mas há um problema estrutural a ser resolvido, e os atletas (ou a grande maioria deles) são mais vítimas do que vilões dentro deste processo.

    Abraços.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto. Gostei muito de seus argumentos e seu poder de persuasão. Percebi que nossas dissertações, se assemelharam um pouco. Mas sem dúvidas nenhuma, a sua foi muito melhor escrita. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. O Brasil não tem estrutura para jogar bem uma Olimpíada, quem dirá sediar uma. O que se vê hoje está muito bem retratado no seu texto, acho que não é culpa dos atletas, mas sim da condição do brasileiro em geral.

    http://www.musicaarte.net

    ResponderExcluir
  9. Gostei do texto.
    O Brasil tem que mudar muito culturalmente

    http://jayfereguetti.blogspot.com.br/
    @jayfereguetti

    ResponderExcluir
  10. È vdd, o Brasil não apoia o atleta e quando chega nas olimpiadas quer que faça bonito, aff

    ResponderExcluir
  11. A anna disse tudo !
    Adorei o post !
    Bjus
    Rosachoquemakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Os nossos atletas carregam o peso de uma nação inteira, cheia de cobranças.

    Concordo plenamente com o seu texto. E mais, o investimento em esportes resolveria muitos problemas, dentre eles a criminalidade das classes populares.

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente a maior parte das pessoas está preocupada apenas com os resultados, e nunca com o que fazer para obtê-los - entre eles o nosso "amado" governo, que pretende sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada sem o mínimo de incentivo ao esporte nas escolas. E sinceramente, se futebol é referência nesse país é culpa da mídia. ela é que manipula o pensamento de todo mundo, e cega a grande massa, impedindo que ela veja o esforço dos nossos atletas, que nos trouxeram títulos INÉDITOS nessa edição das Olimpíadas.
    Simples: se queremos resultado, vamos fazer por onde. O governo com investimento; as famílias com incentivo; e os atletas com esforço. Porque essa vitória não é do atleta tal ou do time tal, é de uma nação inteira.

    ResponderExcluir
  14. Obg pela visita no blog *-*

    http://dreamsofagirl-blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Os atletas deviam ser bem mais cuidados
    tem uns que tem mais privilégios, outros
    nem tantos...então como cobrar....mas o texto é
    muito bom, obrigado pela
    visita volte sempre
    Abraços
    Rita!!!

    ResponderExcluir