sexta-feira, 9 de março de 2012

A Copa da discórdia

Olá a Todos
    Quando o Brasil foi ratificado como sede da Copa do Mundo de 2014, foi dado início a grande festa, nada melhor do que ter a maior competição futebolística do planeta em solo nacional. A partir daí, começou uma grande corrida contra o tempo, para aprovar liberação de dinheiro para as obras, demolição e construção de estádios e sua adequação as normas exigidas da FIFA. Além disso tem o problema da infra estrutura onde meios de transporte devem ser melhorados para facilitar o acesso aos locais dos jogos. Ainda tem os aeroportos que precisam de obras com urgência para evitar o caos que o país sofreu em anos anteriores. 
    Mas, se tratando de Brasil, claro que as coisas não iam fluir com rapidez e eficiência, o que constantemente gera tensão entre o secretário geral da FIFA, o francês Jerome Valcke e o governo brasileiro. Valcke é o responsável por fiscalizar o andamento das obras e fazer a ponte entre os organizadores brasileiros e a cúpula da FIFA. Ele gerou muita polêmica ao dizer que o país precisava de um "chute no traseiro", tradução da expressão em inglês "kick up in the backside", que também poderia ser traduzida como "um empurrão nas costas". O fato é que as duras críticas do francês revoltaram os organizadores e em particular o ministro dos esportes Aldo Rebelo, que pediu o afastamento do francês pela FIFA. 
Situação das obras na Arena de Itaquera - março 2012
    A Copa é importante para um país que quer ser e se afirmar como uma das maiores economias do mundo? Sim. A Copa representa a afirmação do Brasil no cenário internacional em tempos de crise financeira mundial? Sim. Mas é inegável que as coisas por aqui estão andando muito lentamente, pois faltam hotéis, o sistema de transporte ainda está engatinhando e há muita demora na votação da Lei Geral da Copa, que regulamenta por exemplo a venda de bebida alcoólica nos estádios.
    As declarações de Valcke foram muito duras, mas expressam que sediar uma Copa do Mundo não é brincadeira. E o governo sabia disso antes de encarar este enorme desafio de trazer o torneio para o país. Esta Copa tem gerado mais discórdia do que ações que efetivamente contribuam para o crescimento do país, mais discussão nos bastidores do que obras aceleradas. Não podemos esquecer que faltam pouco mais de um ano e meio para a realização da Copa das Confederações, evento que colocará em teste toda estrutura da Copa. Não sei se a organização merece ou não um chute no traseiro, talvez mereçam todos, Valcke por desrespeitar a organização brasileira da Copa e os organizadores por levarem na brincadeira um evento tão importante para o país.

O que vocês pensam sobre a Copa do Mundo no Brasil?

Grande Abraço.
Fernando dos Santos

19 comentários:

  1. Olá (:
    Gostei muito de ler o seu comentário.
    Beijinhooos

    ResponderExcluir
  2. Para mim , estão todos achando que isso é brincadeira. Estão se esquecendo que para uma festa ser boa, é preciso organizar tudo direitinho. Não sei o que vai ser dessa copa do mundo, mas isso só mostra o quanto o Brasil é controverso - somos a sexta economia mundial, mas não conseguimos alimentar toda a nossa população, nem concluir as obras para a copa do mundo, mesmo sendo o país do futebol.
    Obrigada pela visita ao meu blog e pelo interessante comentário ; espero encontrar em ti mais um amigo virtual .
    Abraços , até breve (:

    ResponderExcluir
  3. Eu acho uma futilidade do tamanho da galaxia querer fazer a copa aqui, sendo que sabe que é quase impossivel. Como você disse, estamos engatinhando nos preparativos e só faltam 2 anos pela frente, e ainda tenho minhas duvidas se vai estar pronto até lá. Porque para mim continua a mesma coisa os transportes e aeroportos e etc. É claro que isso seria ótimo para o nosso país, mas mesmo assim, num país que sofre tanto por falta de hospitais e etc, investir tanto dinheiro na copa é brincadeira.

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    ResponderExcluir
  4. A copa ser aqui no Brasil traria divulgação, dinheiro...mas do jeito que está sendo organizada (ou não organizada) ao invés de positiva, acabará trazendo prejuízo a muito gente...além da divulgação negativa!
    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Estou conhecendo seu blog hoje gostei
    muito da sua postagem.
    A Copa do Mundo no Brasil poderia sim ser tudo de bom para nosso Pais.
    Caso os governantes não olhasse isso como jogar uma pelada de final de semana onde une amigos para uma churrascada.
    No caso de continuar da forma que esta teremos grande prejuízo
    sem contar o pretigío do Brasil lá fora.
    Saio seguindo seu blog um feliz Domingo beijos.
    Evanir..

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do seu texto.
    Eu faço parte do lado negativo no que se refere a essa copa, acho que os fatores negativos vão superar e muito os positivos.
    Prova disso foi o nosso teste com os Jogos Pan-Americanos, por exemplo: o complexo criado para realizar as provas hoje se encontra no descaso total.
    Sinceramente, o Brasil deveria ter orgulho de ser um país que cria pensadores, estudiosos e não o país do futebol.
    Educação é a chave, não que os esportes não sejam necessários, apenas acho que o dinheiro gasto na Copa deveria ser voltado para o ensino, pois somente educando é que os brasileiros no futuro saberão como organizar um evento como esse que é a Copa do mundo.

    ResponderExcluir
  7. Não temos organização pra esse evento, precisa falar mais?

    ResponderExcluir
  8. Copa do Mundo no Brasil é dar oportunidade grande para quem gosta de desviar dinheiro público.

    ResponderExcluir
  9. Penso que, há muitos que não se importam, e não me vejo tão a par da situação para dar palpites concretos. Mas sei que, milhões de verbas são gastas e, produção..aonde está?

    ResponderExcluir
  10. Um evento como este só teria a nos agregar em vários setores. Mas acredito que será um fiasco se a péssima (des)organização se mantiver! Abraços e realmente, "Te pego lá fora" é um filme muito legal dos anos 80 e, para mim, um clássico. Ainda farei mais posts para os saudosos como eu daquela época..!

    ResponderExcluir
  11. Achei muito bem escrito este teu texto! O que eu acho sobre o país sediar a Copa, é o clichê de todo brasileiro realista: o Brasil não tem estrutura e nem porte para isso. Ou organização. Ou pessoas empenhadas para que isso aconteça de forma limpa. Enfim, acho que muita coisa influencia isso. Agora é esperar para ver no que vai dar, né?
    Obrigada pela visita ao meu blog!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Na verdade é a copa da tribulação, misericórdia tem que ter de nós, brasileiros, que somos humilhados para receber uma festa que, pensamos,que trará muitas coisas positivas,lucros,investimento.Mas o dinheiro que sair,vai ser substituído pelo que entrar,porque muitas das instalações que estão sendo construídas serão rapidamente destruídas ou tornaram inaproveitáveis.]

    Visite-me sempre,que sempre retribuirei!

    Escritor de Brinquedo !
    http://escritordebrinquedo.blogspot.com.br/2012/03/doce-do-limoeiro.html#comment-form

    ResponderExcluir
  13. Tudo tem seu lado bom e ruim de ter a copa aqui no brasil .
    obg pela visita ;)
    http://realityedreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Qto ao caráter dos organizadores, te garanto Fer, Aldo é honesto e muito sério, além de tudo e meu primo que admiro, conheço sua história de vida, minha mae e a mae dele são como irmãs, e se depender dele tudo será efetivado, mas vc tem toda a razão qto ao tempo sim, na minha singela opinião, o Brasil não está preparado não,vejo aqui em Curitiba q é considerada a capital modelo, a correria e a falta de estrutura...imagine Rio, BH... mas qto ao desvio de verbas q alguem citou, pelo menos meu primo não precisa disso, ja ofereceram coisas muito lucrativas pra ele e ele jamais aceitou, desde os 15 anos é do pc do b, saiu de casa cedo e sofreu demais, é um cara q merece consideraçao, fala vários idiomas, conhece o Brasil e conhece história como ng... menino, minha família tem tanta gt famosa e inteligente, desde Portugal até aqui, tem um povinho danado,kkk, ah, o irmao do Aldo, Apolinario Rebelo, foi q fez o projeto do voto aos 16 anos, tenho uns parentes aí no Rio, com o mesmo nome, Apolinario Rebello, todos descendentes de tio meu famoso advogado tb Apolinario Rebello, kkkk, mas por mim, nao teria essa copa aqui, e como alguem falou, onde houve as olimpiadas no Rio, está td abandonado né...kd os projetos sociais, a inserçao social...isso q me mata de tristeza...bjooo Fer, meu email é
    elane_rebelo21@hotmail.com
    elaneservicosocial2009@hotmail.com
    se caso nao tiver nenhum desses me add, vou no msn ver se tem recado q vc falou. MENINO, VC ESTÁ ARRASANDOOO, PARABÉNS, QUERO TE VER FAMOSO!!!

    ResponderExcluir
  15. Porcaria de Brasil que deixa tudo para a última hora. Sentirei vergonha alheia quando a copa começar. Tá tudo atrasado é horrivel. Provavelmente já estouraram o orçamento e não fizeram nem metade.
    O Brasil não tem a mínima estrutura para sediar um evento desse tamanho, ainda mais com os Jogos Olímpicos dois anos depois!
    Sacanagem, né?
    Achei super verdade a critica do francês. :X

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Eu vejo por dois lados. Se o Br queria realmente sediar a copa, que fizesse por onde. Somos conhecidos internacionalmente pelo nossos jogadores e conquistas, mas a própria base é falida? Assim, não basta apenas mudar os aeroportos, hotéis e estádios. Precisa-se mudar a conscientização dos brasileiros. Vai rolar muita baderna? Com certeza. Infelizmente, o Brasil não tem estrutura e nem a capacidade de se auto-ajudar. Não é só aqui que as pessoas apenas querem as conquistas pra si, mas é só aqui onde todos conhecem o jeitinho brasileiro. Por outro lado, vemos a luta de muitos para fazer uma copa digna, uma copa merecida. Mas ainda estou muito preocupada. Somos brasileiros e nossa imagem ficará nessa copa. Agora, só resta esperarmos para ver o que irá acontecer. Porém, ainda acredito, que o Brasil não estava preparado para tal grandiosidade.


    Beijos!
    ;)

    ResponderExcluir
  17. Eu penso que por mais que façam obras, que mais que mudem, o Brasil nunca mais estar bem estruturado para receber uma copa do mundo, infelizmente. E por vários motivos que nem vou citar aqui se não nem vai caber no comentário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. A copa do mundo no Brasil "só" vai ser a festa do desvio de dinheiro público e o povo brasileiro que se prepare pra ser empregado dos turistas. Triste realidade...

    ________________________________
    http://devaneiointeligente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir