quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Futebol na Europa #1

Campeonato Alemão

Começo a semana falando do Campeonato Alemão, que tem as melhores médias de público da Europa. Com uma média de gols de 3,29 por partida, a Bundesliga tem se mostrado que o faro de gol dos times se encontra bastante apurado. Destaco desta rodada a goleada do Borussia Dortmund sobre o Hamburgo por 6 a 2. O time de Dortmund, para mim, foi um dos que melhor se reforçaram nesta temporada. Melhor ataque da competição com  15 gols em 5 jogos. Sete gols foram marcados pelos reforços que chegaram, 5 gols feitos pelo gabonês, Pierre Aubameyang e 3 marcados pelo amrênio Henrik Mikhitaryan. Dois países que não tem tradição no futebol. (A Armênia faz grande campanha nas Eliminatórias para Copa 2014, mas isso é assunto para outro post)
De gabão para o mundo, Aubameyang é o artilheiro com 5 gols

O Borussia ainda conta com o artilheiro polonês Robert Lewandowski, que depois de muita especulação, permaneceu no clube e marcou dois gols nesta partida. Com a vitória, o Borussia segue líder com 100% de aproveitamento na Bundesliga e o melhor ataque da competição. Já o Hamburgo precisa abrir o olho, 15º colocado, além de flertar com a zona de rebaixamento, é o pior ataque da competição com 15 gols sofridos em apenas 5 jogos, incrível média de 5 por partida. Já o Bayern venceu o Hannover por 2 a 0, mas continua com freio de mão puxado no início do campeonato, porém segue o Dortmund de perto ali com 13 pontos e na segunda colocação. Em terceiro vem o Bayer Leverkusen que venceu o Wolfsburg de Diego por 3 a 1. Luiz Gustavo foi expulso no fim da partida. Ele que recentemente deixou o Bayern de Munique ao perder espaço na equipe após a chegada de Guardiola. Agora tenta uma nova vida no Wolfsburg, mas o time é instável e ocupa a 12ª posição no campeonato com apenas 6 pontos. Uma vida dura espera o volante brasileiro.

O Jogo da Rodada:
Borussia Dortmund-Hamburgo 6-2

Campeonato Italiano

O Calcio chega a sua terceira rodada com o superclássico entre Inter e Juventus. O jogo foi marcado pelo equilíbrio e terminou 1 a 1. Mesmo com o empate em casa, a Inter pode se considerar feliz por ter conseguido enfrentar o melhor time da Itália de igual para igual. Abriu o placar com  Mauro Icardi que havia entrado aos 23 e marcou aos 28 do segundo tempo numa falha de Chielini, que perdeu a bola no meio de campo gerando um contra ataque mortal que culminou no gol do argentino. A reação da Juve foi rápida, aos 33 empata com Vidal depois de uma grande jogada de Asamoah pela esquerda saindo da marcação de Juan e cruzando para o chileno empatar. um passe espetacular de Paul Pogba. Vele destacar o futebol que Vidal está jogando nesta temporada. E o principal jogador da Juve no ano seja na armação de jogadas, seja aparecendo na frente para finalizar.

Higuaín e Callejón, destaque do Napoli nesta temporada
Um outro destaque da rodada foi a volta de Kaká ao Milan depois de três temporadas amargando a reserva no Real Madrid. E a volta não foi das melhores, além de não jogar bem, Kaká sofreu uma lesão que pode afastá-lo dos gramados por pelo menos um mês. Depois de começar perdendo por 2 a 0, o Milan reagiu no fim e empatou com o Torino em 2 a 2.  Resta torcer pela rápida recuperação do filho que retornou a casa, há quem diga que el nunca deveria ter saído. O certo é que a despeito do futebol que não jogou em Madrid, Kaká ganhou muito dinheiro em sua estadia lá. Talvez por isso tenha demorado tanto para sair do time espanhol.

Um time que vale muito a pena acompanhar na Itália é o Napoli. Vivendo um momento único, com a classificação para a Liga dos Campeões e com um grande elenco, o time parece ser o único capaz de fazer frente a Juventus. Com o técnico Rafa Benitez e muitos reforços, a equipe venceu a terceira seguida no campeonato ao derrotar a Atalanta por 2 a 0. Com gols de Higuaín e Callejón, este último marcou em todas as três rodadas, a equipe napolitana segue na ponta da tabela. A outra equipe com 100% de aproveitamento é a Roma que venceu o Parma fora de casa por 3 a 1. A equipe da capital trouxe para esta temporada o técnico francês Rudi Garcia, que foi campeão francês com o Lille em 2011. A aposta parece estar dando certo, a presença do novo técnico, que pela primeira vez, dirige uma equipe fora da França, e os bons reforços como o holandês Strootman, considerado uma promessa, podem trazer esperança ao torcedor romanista de que sua equipe brigará pelo título este ano.

Jogo da Rodada:
Inter-Juventus 1-1



quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O Brasil chegar bem a Copa é bom ou ruim?

A semana foi marcada pelas Eliminatórias para Copa e pelos dois amistosos preparatórios da Seleção Brasileira. As vitórias contra Austrália e Portugal recuperam o astral do time depois da estranha para a Suíça logo após a conquista da Copa das Confederações. A julgar pelos resultados, a Seleção vai muito bem, obrigado! O que se discute é se esta boa fase da seleção vai se confirmar no mundial ano que vem. Há quem expresse preocupação com o bom momento, pois em 2006 e 2010 a seleção entrou na competição como favorita absoluta.

O Brasil chegou a Copa 2006 num oba-oba por conta do penta campeonato e com direito a treinos abertos para torcida que eram verdadeiras festas ao ar livre. A falta de foco foi apontada como um dos motivos da eliminação nas quartas de final para a França. Roberto Carlos foi eleito o vilão por não ter marcado o atacante Francês Henry no cruzamento que culminou no gol da vitória dos franceses.

Em 2010, a seleção chega a Africa do Sul embalada pelos títulos da Copa América e da Copa das Confederações com direito a vitória contra a Itália por 3 a 0. Acreditando ter aprendido a lição da Copa anterior, o Brasil teve na linha dura de Dunga o padrão necessário para levar a taça. De nada adiantou, o Brasil caiu nas quartas de final, desta vez para a Holanda. Outros vilões foram eleitos como o volante Felipe Melo, expulso na partida e o goleiro Júlio César, que falhou no primeiro gol dos holandeses na derrota por 2 a 1.

Em 2014 o Brasil chega como favorito à Copa, não só por jogar em casa mas também por ter uma equipe que aos poucos vai se acostumando a jogar junta. O entrosamento apareceu principalmente na vitória sobre Portugal em que saiu atrás do placar e buscou a virada por 3 a 1. Neymar está cada vez mais a vontade com a amarelinha e surgiram outros bons concorrentes a vaga de titular na equipe como o lateral direito Maicon, o meia Bernard e o atacante Jô, que aproveitou mais uma vez a chance dada por Felipão e marcou 3 gols nos dois amistosos.

Dizer que é perigoso a seleção chegar a Copa como favorita pode soar exagerado, mas a história tem mostrado que quanto mais difícil a chegada da seleção na Copa, melhor ela atua. Foi assim em 1994, quando passou sufoco nas eliminatórias e se classificou graças a um certo baixinho de nome Romário com dois gols na última partida contra o Uruguai. Foi assim também em 2002 quando chegou a Copa após viver um inferno com passagem de três técnicos e com direito a derrota histórica para Honduras na Copa América de 2001, na Colômbia.


Em 2014, o Brasil vai ter a chance de se afirmar na história como melhor seleção do planeta ou pode realizar o segundo Maracanazzo. É esperar para ver.  

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Alegria, Alegria e tensão alvinegra

É impressionante como o futebol é um esporte que evolui e se renova a cada dia. Tem sido assim também com o Botafogo tendo que se reinventar todos os dias para manter a bela campanha neste Brasileirão. Semana retrasada Vitinho sai do clube vendido ao CSKA da Rússia e, logo o desespero se abate na torcida. E agora? Como vai ser daqui ara frente? Já era o campeonato.

Difícil pedir para a torcida ser otimista e logo com o Botafogo que é disparado o time do Brasil que mais morre na praia, isso quando consegue chegar perto dela. Aí, eis que surge um tal de Hyuri, jogador vindo emprestado junto ao Audax. Quem é ele? Não sei. Só sabemos que fez um gol na vitória sobre o Flamengo no Estadual e mais nada. Isso é suficiente para contratar?  Não sei. Sem opções, Oswaldo escala o cara para o jogo contra o Coritiba, jogo decisivo para o Alvinegro que estava a 7 pontos do líder Cruzeiro.

Mas eis que o cara entra e arrebenta com o jogo. No primeiro recebendo passe pela esquerda de Rafael marques para fazer o segundo gol do Bota e depois numa pintura que até agora está bombando nas redes sociais para fazer o terceiro gol do time. E agora? Vai vender o moleque também. Torcida eufórica e apavorada ao mesmo tempo.

 Vitinho passou como um meteoro no time, veio jogou e saiu sem ao menos nos preparar para isso, deixar um legado, um arquivo para que pudéssemos lembrar dele, nada. Saiu saindo literalmente. E agora surge esse Hyuri. A comemoração do segundo gol foi linda demais com ele comemorando junto à torcida, cena rara e emocionante no futebol tupiniquim onde temos que manter certa distância segura dos torcedores.

Agora é esperar, se o cara vai permanecer e brilhar, eu não sei, mas que foi bom reativar mais uma vez a esperança de Tomé nos torcedores alvinegros.