sexta-feira, 9 de março de 2012

A Copa da discórdia

Olá a Todos
    Quando o Brasil foi ratificado como sede da Copa do Mundo de 2014, foi dado início a grande festa, nada melhor do que ter a maior competição futebolística do planeta em solo nacional. A partir daí, começou uma grande corrida contra o tempo, para aprovar liberação de dinheiro para as obras, demolição e construção de estádios e sua adequação as normas exigidas da FIFA. Além disso tem o problema da infra estrutura onde meios de transporte devem ser melhorados para facilitar o acesso aos locais dos jogos. Ainda tem os aeroportos que precisam de obras com urgência para evitar o caos que o país sofreu em anos anteriores. 
    Mas, se tratando de Brasil, claro que as coisas não iam fluir com rapidez e eficiência, o que constantemente gera tensão entre o secretário geral da FIFA, o francês Jerome Valcke e o governo brasileiro. Valcke é o responsável por fiscalizar o andamento das obras e fazer a ponte entre os organizadores brasileiros e a cúpula da FIFA. Ele gerou muita polêmica ao dizer que o país precisava de um "chute no traseiro", tradução da expressão em inglês "kick up in the backside", que também poderia ser traduzida como "um empurrão nas costas". O fato é que as duras críticas do francês revoltaram os organizadores e em particular o ministro dos esportes Aldo Rebelo, que pediu o afastamento do francês pela FIFA. 
Situação das obras na Arena de Itaquera - março 2012
    A Copa é importante para um país que quer ser e se afirmar como uma das maiores economias do mundo? Sim. A Copa representa a afirmação do Brasil no cenário internacional em tempos de crise financeira mundial? Sim. Mas é inegável que as coisas por aqui estão andando muito lentamente, pois faltam hotéis, o sistema de transporte ainda está engatinhando e há muita demora na votação da Lei Geral da Copa, que regulamenta por exemplo a venda de bebida alcoólica nos estádios.
    As declarações de Valcke foram muito duras, mas expressam que sediar uma Copa do Mundo não é brincadeira. E o governo sabia disso antes de encarar este enorme desafio de trazer o torneio para o país. Esta Copa tem gerado mais discórdia do que ações que efetivamente contribuam para o crescimento do país, mais discussão nos bastidores do que obras aceleradas. Não podemos esquecer que faltam pouco mais de um ano e meio para a realização da Copa das Confederações, evento que colocará em teste toda estrutura da Copa. Não sei se a organização merece ou não um chute no traseiro, talvez mereçam todos, Valcke por desrespeitar a organização brasileira da Copa e os organizadores por levarem na brincadeira um evento tão importante para o país.

O que vocês pensam sobre a Copa do Mundo no Brasil?

Grande Abraço.
Fernando dos Santos