sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Centro do Rio pede socorro, forte sinal de alerta

Olá a Todos
    Há um ditado que diz que notícia ruim chega rápido, e foi assim na noite desta quarta feira, 25 de janeiro quando três prédios desabaram na Avenida Treze de Maio, num dos lugares mais movimentados do Centro da Cidade. A tragédia poderia ter um desfecho ainda pior se tivesse acontecido pela manhã, horário de maior concentração de pessoas no local. O que me surpreende é que sempre que passo por esta região, vejo inúmeras casas, prédios e construções antigas e sem nenhuma manutenção ou fiscalização. Elas ficam simplesmente ali, esperando que algo de ruim aconteça.
    Se a explosão na Praça Tiradentes, a alguns metros do local do desabamento, não ligou o sinal de alerta, não sei mais o que pode fazê-lo ligar. Sim, os dois acidentes podem não ter nenhuma ligação, mas mostram como o Centro do Rio precisa urgentemente ser mais bem cuidado pelo poder público. É o lugar que concentra o maior número de construções antigas e também os prédios mais altos. Se isso não acontecer, cenas lamentáveis como estas deverão se repetir. As causas do acidente ainda estão sendo estudadas, alguns especialistas disseram que obras irregulares em um dos prédios podem ter causado o acidente, são muitas as especulações, o fato é que acontece mais uma tragédia que poderia ter sido evitada.

   
     Hoje fui ao Centro do Rio para uma entrevista de estágio e na volta, passei pelo local onde aconteceu o desabamento, tirei muitas fotos e pude ver, mesmo de longe, um pouco da dimensão do que foi este desabamento. Falarei mais  sobre este dia que tive em Fernu Fala II , vale a pena dar uma olhada lá

Algumas fotos que tirei nesta tarde 26.01.2012

Caminhões com escombros saíam a todo instante do local

Visão de longe mostra o tamanho do prédio que desabou

Uma visão melhor mostra o prédio ao lado do que desabou


Foto tirada de um lugar mais alto mostra o local do acidente


Era grande a movimentação de pessoas no local


Grande Abraço
Fernando dos Santos

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Um naufrágio espetacular e uma SOPA difícil de digerir

                                                                                                              Olá  a Todos
 
     Na última sexta-feira, dia 13,  aconteceu um trágico acidente com um Transatlântico na Itália, quando o navio colidiu com rochas na Costa de Giglio, na Região da Toscana.  Até então, 11 pessoas morreram e 21 ainda estão desaparecidas. O comandante do navio, Francesco Schettino, teria cometido uma série de erros que teriam causado o trágico acidente, além de ser acusado de ter abandonado o navio sem prestar socorro as vítimas. Viagens em Cruzeiros estão cada vez mais acessíveis e para muita gente é o sonho de uma vida embarcar nestes navios. Este acidente revela como as decisões erradas de uma única pessoa pode acabar ceifando muitas vidas. Isso acontece também no trânsito, na aviação ou até no momento de atravessar a rua. As cenas foram tão impressionantes que lembrou até o filme Titanic, onde ocorreu algo semelhante. Por um lado, as medidas de seguranças em navios como este serão aumentadas daqui para frente, do outro vão ficar o medo, o receio de viajar em cruzeiros como este novamente.


   Esta semana o assunto que deu o que falar foi a Lei antipirataria americana, SOPA, que fez com que a Wikipedia saísse do ar em protesto. A lei visa combater a violação de diretos autorais, que acontece muito na internet. Gostaria de saber como seria se esta lei fosse votada aqui no Brasil, onde um filme antes de estar no cinema, já está disponível para download na Internet. Por um lado revela que as empresas não tem controle algum do que os usuários estão disponibilizando através de seus servidores, leiam-se Google, Facebook, Wiki. Pelo outro estão as gravadoras e estúdios de Cinema que tem seus conteúdos disponibilizados na rede sem controle acarretando muitos prejuízos. Questão difícil né. É esperar para ver.


Abraços.

Fernando dos Santos


Fonte das fotos: Navio - Vincenzo Pinto. AFP
                         SOPA - Logo da Campanha



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Chuvas

Olá a Todos!

    Queria primeiramente agradecer aos comentários do primeiro post, e continuando a carga do novo blog, um dos principais assuntos desta semana foi as chuvas. Parece assunto batido né, mas todos os anos de dezembro à março somos assolados por notícias de mortes, desabrigados e inúmeros deslizamentos de terra nos noticiários do país. Os motivos são sempre os mesmos, ocupação desordenada, descaso das autoridades, aquecimento global. O que mais preocupa é que ano após ano, absolutamente nada é feito para contornar ou ao menos amenizar esta situação. Ano passado morreram 918 pessoas no Rio de janeiro por conta das chuvas na Região Serrana, 918!!! E hoje vejo nos jornais que nenhum dos 30.000 desabrigados recebeu a casa prometida. O dinheiro sumiu e as famílias desalojadas continuam na mesma miséria. Uma tragédia que mobilizou todo um país, agora se segue a outra em Sapucaia, onde já se contam 22 mortos, e em Minas, que não para de chover. Este é o período do ano em que mais tempo, pois moro próximo a um grande rio e é uma época de apreensão a cada nuvem mais cinzenta, a cada pancada de chuva mais forte. Estamos entregues a fúria imprevisível da natureza. E agora? O que dizer de mais um início de ano marcado pelas fortes chuvas. Como se proteger diante da omissão dos governantes frente a um problema tão grave como este. Comentem...

Grande abraço a todos

Fernando dos Santos

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

As Aventuras de Agamenon, o repórter

                                                                                 Olá a Todos

   No primeiro post deste novo blog, onde irei mostrar um pouco do que penso, minha visão de mundo e o que está em destaque na pauta da semana. E trago um dos filmes mais esperados deste início de ano e que estreou  no último dia 6 nos cinemas do Rio. As Aventuras de Agamenon, o repórter. Eu esperei a semana para ir ao cinema ver este filme, acreditava que se tratava de uma grande exibição que reunia muitos nomes da mídia televisiva. Mas os diversos anúncios nos comerciais de TV e nas ruas se revelaram uma grande decepção. Já era esperado que o filme seria recheado de muito humor negro, mas o que se viu no cinema foi um filme em alguns momentos até apelativo. Agamenon transou com todas as pessoas importantes da história do mundo, e cada cena tinha uma forma de fazer sexo diferente. O filme foi só isso, sexo, suruba e bacanal. Não vi muitas risadas na seção que deveria começar às 22h30 da noite e que só começou ás 23h08 num atraso absurdo e sem explicação. A única coisa que salvou neste filme foi Marcelo Adnet, que a julgar pelo seu grande talento se viu preso a um enredo vazio e muito sem graça. Eles tentaram, mas o filme ficou parecendo os últimos programas do Casseta & Planeta, repleto de piadas repetidas e sem graça alguma.


Grande abraço.

Fernando dos Santos